top of page
  • Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Um Natal diferente, mas um Natal


Vamos todos, sem exceção viver um Natal Diferente, atípico, mais um desafio de 2020 para todos nós.

Temos vivido momentos de incerteza, de medo, de ansiedade, de profundas preocupações e muitas limitações à vida como a conhecíamos antes. É essencial encararmos estas restrições e mudanças com a expetativa de que servem um bem, a proteção de todos.

Talvez este seja um Natal em que as diferenças sejam ainda mais evidentes, uns animados pela esperança e outros muitos preocupados e mesmo com muitas dificuldades económicas que impedem e comprometem a perspetiva positiva do Futuro.

Sabemos que no Natal, as vivências, os afetos, os abraços, os beijos, a proximidade condimentam estes dias especiais, mas este ano, temos de fazer diferente, mais distantes, mas aproveitando o que é possível. Revoltarmo-nos contra esta mudança pode ser natural, mas lutarmos contra o inevitável, talvez não faça tanto sentido.

O Natal de 2020 é mais uma oportunidade de repensarmos o verdadeiro significado do Natal, de valorizarmos o simples, o que conseguimos fazer e o que é possível fazer, tendo em conta o momento que todos vivemos.

Aceitar, talvez a palavra mais certa, a atitude adequada a tomar, mas também algo difícil, mas possível.

Aceitar que vivemos um ano diferente, umas férias diferentes e um Natal diferente, com adaptações, mas com a esperança de retomarmos em breve, Todos, as nossas vidas, os abraços, os afetos e o toque, que nos torna ainda mais humanos.


Um Feliz Natal para Todos!


Sónia Serrão - Psicóloga Clínica

Coordenadora Clínica Navegantes

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page